segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Exercício para Atrizes e Atores

Este exercício vai principalmente para atores e atrizes mas qualquer pessoa pode experimetar, principalmente as que trabalham com interpretação seja musical, vocal, visual. Pode e deve experimentar ser por um dia outra estrutura diferente da que nasceu.

Não é um exercício fácil mas também não é um exercício para atletas, embora considere as artes cênicas um atletismo. Este desafio é uma forma de você experimentar habitar outra estrutura corporal modificando apenas sua forma cotidiana de andar.

Requer muita atenção pois a proposta é que o exercício seja vivenciado por no mínimo um dia inteiro.

Como sempre em primeiríssimo lugar a conciência corporal que nos protege de ultrapassarmos os limites de Viver Sem Esforço.

1. Ande naturalmente por um espaço qualquer, pode ser no seu quarto, na sala. Concentre a atenção nos pontos de apoio que seu corpo usa para caminhar. Pegue um tênis ou sapato e analise os pontos mais gastos.

2. Agora modifique estes pontos de apoio explorando novas possibilidades de caminhar.

3. Escolha uma das formas, diferente da que você costuma usar cotidianamenete é claro. E adote estes pontos de apoio para caminhar durante um dia inteiro.

4. Quando sentir dificuldade durante o exercício procure não voltar a seu jeito de andar, busque uma forma mais confortável que não seja a sua. Foco e perseverança serão bem vindos. Lembre-se de quando estava andando com um calçado que machucava seus
pés.

5. Continue variando os
pontos de apoio sem voltar ao seu habitual. Neste momento você já deve ter notado que certas formas de caminhar lhe remetem a lembranças de pessoas que você conhece, ou ao menos você começa notar as dezenas de formas de caminhar das pessoas que passam por você.

6. Falta pouco! Agora você já deve ter descoberto que existem outros
músculos e não apenas na perna. A coluna trabalha de outra maneira com esta simples mudança. Todos os movimentos se modificam facilitando que você se transforme em outra pessoa, um personagem talvez.

7. No banho faça a
massagem de relaxamento que sugeri e ao deitar reflita sobre as possibilidades que o exercício lhe proporcionou.

ATENÇÃO: desista do exercício se sentir que o
esforço está sendo insuportável. Aqui está uma ótima lição de Viver Sem Esforço: seu limite.

Percebemos que a mudança do ponto de apoio dos pés ativa em cada um uma memória peculiar. Quando fiz o exercício, iam aparecendo rostos de pessoas que conheci, descobri por que tal amigo andava de tal jeito e o que é interessante é ver que algumas pessoas, as mais íntimas e observadoras, irão perceber sua ginga diferente e as masi distraídas não.

Acho que as dinâmicas mais proveitosas são aquelas que nos trazem grandes descobertas sem nem mesmo percebermos.

Quem não é ator ou atriz sentirá grande dificuldade de entender a proposta do exercício: habitar outra estrutura corporal.

Mas é uma experiência válida para notarmos que a partir de nosso corpo que cantamos, pintamos, pensamos, falamos. Sem
corpo é difícil fazer parte desse mundo.


Mais Exercícios:

http://semesf.blogspot.com/2012_01_20_archive.html



http://semesf.blogspot.com/2012_02_12_archive.html

2 comentários:

  1. Usualmente realizo este exercício quando estou praticando Yoga. Praticar Yoga pra mim é este exercício de mudar pontos de apoio e habitar outra estrutura corporal. Contudo, nunca pratiquei isso um dia inteiro.
    Acho muito difícil qualquer exercício que exija mais de uma coisa ao mesmo tempo: andar, estar atenta, concentrada no presente, estar com a coluna confortável, respirar... Me parece muita coisa pra fazer ao mesmo tempo. Faço no meu limite.Mas sem dúvida o exercício constante, deixa minha atenção mais apurada quando observo pessoas andando na rua.
    A perseverança é vantajosa e economiza esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antes a gente olhava pras pessoas e não pro celular!

      Excluir

Comente que será bom pra gente!